quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Histórico da Escola


Histórico da Escola

A Escola Municipal d Educação Infantil e Ensino Fundamental Drª. Ana Adelaide Grangeiro começou a funcionar no ano de 1978 na residência de um morador da comunidade de Caraparú, pertencente ao  distrito de Calama e atendia inicialmente 33 alunos, todos da 1ª série do ensino fundamental, teve como  primeira professora a senhora Divanílce Souza.
A Escola foi criada no dia 22 de agosto de 1979, sob o Decreto nº 1076 de 22/08/1979,   mais tarde no ano de 1980 fora  construída em madeira, com uma sala de aula e uma cozinha, no ano de 1982 devido a erosão que fez a comunidade desaparecer a escola foi transferida para a sede do distrito de Calama, localizando-se no bairro São Francisco e atendia 29 alunos, em uma turma multisseriada, no ano de 1984 passou a atender turmas seriadas. E foi ampliada, sendo construída 03 salas de aula uma secretaria, diretoria e cozinha, prédio construído em madeira, onde permaneceu  até o ano de 1990 quando foi construído um prédio em alvenaria com 04 salas de aula somente, não havia banheiro, cozinha e nem a parte administrativa e funcionava precariamente. Foi então, ocupada uma sala de aula como cozinha e setor administrativo, os banheiros foram construídos em parceria com a comunidade, que também ajudou a construir uma sala de aula em madeira para abrigar a educação infantil que fora implantada no ano de 1985.
Em meados de 2008 iniciou-se a reforma do prédio antigo e a ampliação, através da Secretaria Municipal de Educação e foi construído: mais 01 sala de aula, diretoria, secretaria, sala de professores pátio coberto, cozinha, 02 banheiros. Em 2009 o Conselho Escolar construiu o refeitório, com recursos do Programa Mais Educação, que hoje é utilizado como espaço multiuso, e tudo foi inaugurado em dezembro de 2009.
  Também foi construído em 2011, pelo Conselho Escolar a Sala de Informática e multimeios aproveitando um pequeno espaço do refeitório. Nesse mesmo ano foi doado a escola o prédio ao lado, que funcionava o posto de saúde da comunidade e foi desativa. Lá com verba vinda do PROAFEM foi construídas duas sala, dois banheiros e um deposito.
Em dezembro de 2010 aconteceu a primeira eleição para Diretor da sua história, a única Chapa a concorrer foi a dos professores João Batista de Castro Ferreira (diretor) e Ozimar de Souza (vice-diretor), que foram eleitos com 97,3% dos votos válidos. Os votantes foram pais alunos e funcionários da escola.
Em 2013 a escola foi contemplada com o kit de acesso a internet. Uma avanço bastante significativo para nossa realidade.

Atualmente tem-se um prédio com uma boa estrutura e adequada a realidade, porém com necessidade ainda de atendimento a clientela local. O espaço físico não estar apto a receber mais alunos.

Um comentário: